Novidades SuzukiNotícias Voltar

A Suzuki revela hoje, no 87º Salão Internacional do Automóvel de Genebra, o novo Suzuki Swift para o mercado Europeu.
 
Novo Suzuki Swift
 
O novo Swift representa um avanço automóvel destinado a elevar a condução através de conceitos como a sucessão, evolução e inovação. Conta com o DNA do Swift enquanto adota um estilo completamente novo, uma carroçaria extremamente leve que melhora o seu comportamento e avançadas tecnologias de segurança. O resultado é um exterior ao gosto Europeu complementado por um interior desportivo e funcional, uma condução ágil e uma maior tranquilidade ao volante. Masao Kobori, Engenheiro responsável do Swift, afirmou: "O nosso propósito foi criar um automóvel que crie um ‘WOW!’ nas pessoas no momento em olharem, entrarem e pisarem o acelerador do novo Swift”. As vendas estão previstas iniciarem-se a partir de abril 2017.

 
Destaques do novo Swift
 
Estilo inovador Experiência de condução inspiradora
Contando já com mais de 5.3 milhões de admiradores do Swift, os designers, sob o tema “uma admirável evolução do DNA do Swift”, efetuaram uma transformação que visa estimular os sentidos do público, mantendo-se fiel ao carácter do Swift. O resultado é um novo Swift com uma impressionante presença.
 
O novo Swift oferece uma estimulante experiência de condução com uma carroçaria de apenas 840kg*1. A sensação da direção faz com que a condução seja divertida em estradas sinuosas e estável em linha reta. Motores revigorados conseguem quer um comportamento ágil quer uma excelente economia de combustível.
Segurança avançada Aspeto Elegante
O novo Swift incorpora, pela primeira vez, um avançado sistema de deteção*2 da Suzuki que combina uma câmara monocular com um sensor de laser, ambos oferecem avançadas funções de segurança, como o sistema de travagem de emergência autónomo, o aviso de saída de faixa e a assistência às luzes de largo alcance. Utiliza também um radar de ondas milimétricas no controlo de velocidade adaptativo. O novo Swift é 10mm mais curto do que o atual Swift, enquanto a sua distância entre eixos é 20mm superior, proporcionando maior liberdade no seu interior, tal como os 254L de espaço de bagagem, mais 54 litros do que o atual Swift. É 15mm mais baixo e 40mm mais largo, acentuando a sua forma baixa e larga.

*1Peso da carroçaria varia de acordo com as especificações gerais do veículo.
*2A disponibilidade depende da configuração do veículo.



Por detrás do novo Swift: Os números

O novo Swift apresenta várias evoluções em relação ao seu antecessor. Descrevemos apenas alguns deles:
  • 120kg mais leve*
  • 5% mais económico, motor DUALJET
  • 3% mais silencioso
  • 8% mais aerodinâmico
  • 0.4m a menos no raio de viragem
  • 23mm a mais em altura e largura na parte traseira.
  • 20mm maior entre os bancos da frente
  • 25% maior o espaço para bagagem
* Peso da carroçaria varia de acordo com as especificações gerais 



Estilo inovador

Exterior

Entre os vários elementos, conta com pilar A em preto e luzes dianteiras e traseiras colocadas de forma vertical. Para uma maior emoção e um visual mais musculado, a carroçaria do novo Swift é mais curta, mais baixa e mais larga, enquanto uma ampla e agressiva grelha frontal, suportado por um forte para-choques e guarda-lamas de linhas robustas expressam a força e o caráter do novo Swift.
 
A visão de um centro de gravidade baixo é transmitida pelos pilares escurecidas que criam a aparência de um teto flutuante. O puxador da porta incorporado no pilar adiciona estilo e um toque desportivo, enquanto que o toque de elevada tecnologia é dado pela iluminação LED utilizada na combinação dos faróis dianteiros e luzes traseiras.
 
Outras características exteriores:
  • Faróis de LED*1 cercados por molduras de extensão elegante e acompanhados por luzes de posição LED.
  • Luzes traseiras que utilizam uma linha de luz e lentes interiores, com luzes de travão LED*.
  • Luzes “Guide me home”, faróis*1 que também facilitam o acesso ao veículo.
  • Sete cores de carroçaria, incluindo um vivo e profundo “Burning Red Pearl Metallic” e “Speedy Blue Metallic”, complementado por quatro combinações de dois tons.
  • Jantes de liga leve*1 de 16” pintadas ou polidas ou jantes*1 em aço de 15” com tampões de roda.


Interior
 
O painel de instrumentos de elevadas dimensões enaltece a sensação de agilidade, enquanto que os desportivos e sofisticados apontamentos brancos e cromados que estão por todo o habitáculo se combinam com um tom preto no geral para criar um espaço interior cheio de contrastes. O painel de instrumentos apresenta um écran LCD colorido ou monocromático no centro, com o indicador da temperatura da água dentro de um dos seus dois medidores principais e o indicador do combustível dentro do outro.
 
Outros elementos interiores:
  • Uma consola central que se pode inclinar cinco graus na direção do condutor.
  • Um volante em forma de D
  • Bancos dianteiros anatómicos e com laterais envolventes.
  • Um écran LCD TFT multifunções de 4.2” que mostra o estado e rendimento do veículo.
  • Uma unidade Bluetooth®*2 compatível com o sistema de áudio com ligação a Smartphone, um écran tátil de 7” e porta USB compatível com MP3/WMA/ACC e uma entrada para cartões SD*1
  • Um painel de controlo do ar condicionado automático*1 com um écran luminoso LED.

1A disponibilidade depende da configuração do veículo.
2Permite a utilização de aplicações do Smartphone através de Apple CarPlay, Android Auto™ or MirrorLink™*.




Por detrás do novo Swift: Aspetos do estilo inovador

Uma ‘admirável evolução do DNA do Swift’

O desenvolvimento do design exterior do novo Swift foi baseado no conceito “admirável evolução do DNA do Swift”. Enquanto foram tecidos esforços para que o novo Swift herdasse o estilo característico do anterior modelo, foram transformados os elementos que necessitavam de inovação para ir ao encontro do novo DNA do Swift. Uma silhueta curta e baixa, uma frente com uma presença marcante e linhas cheias de emoção combinam com outros elementos para alcançar um estilo requintado que se eleva com o dinamismo do Swift.
 
Quatro evoluções interiores

Para implementar o conceito “admirável evolução do DNA do Swift” no seu interior, quatro temas chave foram desenvolvidos: 1) “Velocidade”, 2) “Elevada qualidade”, 3) “Avançado” e 4) “Fácil de utilizar”. Em harmonia com o exterior, o interior oferece um espaço emocionalmente excitante e emocionante.
 
Dinamismo nas cores e qualidade

Um novo vermelho e azul foi desenvolvido com o “dinamismo” como tema central e com um maior brilho e riqueza para realçar a forma musculada do novo Swift. Um espaço de qualidade foi procurado para o interior através da adoção de decorações com motivos em metal e revestimento dos bancos que proporcionam uma sensação dimensional, textural e em camadas.

 

Experiência de condução inspiradora

Plataforma de nova geração ‘HEARTECT’

O novo Swift descansa sobre uma plataforma “HEARTECT” de nova geração que imprime um impressionante comportamento ao veículo graças à sua leveza e elevada rigidez. Uma revisão exaustiva da estrutura inferior da carroçaria e da estrutura dos seus componentes, resultou na adoção de um chassis de elevada rigidez que melhora a segurança em caso de eventual colisão e apresenta uma forma contínua, suave e curva que ajuda a dispersar melhor a energia. Isto levou à redução de reforços, que resultou numa carroçaria de apenas 840kg*, quer dizer, 120kg mais leve que a do atual Swift, e que contribui de maneira fundamental para a redução do consumo de combustível e para conseguir importantes melhoras em funções essenciais do veículo como circular, curvar e parar.

Para além disso, a otimização do chassis em conjunto com os componentes que estão ligados a este como se fosse um todo, em vez de se centrar na otimização parcial dos componentes individuais, levou à redução do ruido e das vibrações e incrementou o conforto.
*Peso da carroçaria varia de acordo com as especificações gerais do veículo.
 
  
Nova suspensão para uma excelente estabilidade e conforto

O desenho completamente novo da suspensão, leve e de elevada rigidez, mantém a característica da direção de resposta direta do Swift, ao mesmo tempo que proporciona uma condução confortável e ágil. Os novos suportes  da suspensão melhoram
a condução e ajudam a reduzir o consumo de combustível. Comparado com o Swift atual, a aderência à estrada, a resposta a curvar, assim como a suavidade ao fazê-lo foram melhoradas.
 
Motor turbo de injeção direta 1.0 BOOSTERJET

O motor a gasolina 1.0 BOOSTERJET oferece tanto uma eficiência no consumo de combustível como uma excelente potência. O seu sistema de injeção direta de combustível reduz o consumo de combustível ao mesmo tempo que o turbo cria tanto binário, de apenas um litro, como um motor aspirado de 1.7-1.8 litros. Mesmo alcançando este nível de potência tem uns dados de NVH incríveis (ruido, vibração e aspereza), graças ao aumento da rigidez geral e da aplicação de contramedidas para minimizar o ruído e a vibração associados a um motor de três cilindros. O motor tem um comportamento excelente em todas as condições, desde estradas urbanas até à condução desportiva.

Motor 1.2 DUALJET

O novo Swift também está disponível com o motor gasolina 1.2 DUALJET, que se revitalizou por meio de cilindros compactos que alcançam uma taxa de compressão maior e se equipou com EGR (exhaust gas recirculation) e injeção dupla, que se combinam com outros elementos para conseguir uma média de uns 5% de melhorias no consumo de combustível em comparação com o 1.2 DUALJET utilizado no Swift atual.
 
Transmissão manual de 5 velocidades, CVT e transmissão automática de 6 velocidades*

A transmissão manual de 5 velocidades oferece uma excelente relação de caixa, tanto para o motor como para a transmissão, por forma a obter o melhor consumo de combustível possível. A versão utilizada com o motor 1.0 oferece uma sensação ligeiramente mais pesada para uma experiência de mudança mais desportiva. Também está disponível uma caixa suave CVT (continuously variable transmission) e uma transmissão automática de 6 velocidades com uma maior relação de engrenagem em todas as mudanças.
 
Sistema híbrido SHVS* leve e compacto

O SHVS é um sistema híbrido ótimo para veículos compactos. Incorpora um ISG (integrated starter generator), que funciona como um gerador e como motor elétrico, e uma bateria de íon de lítio de 12v. Em situações que requerem um elevado consumo de combustível como ao arrancar ou acelerar, o SHVS ajuda a reduzir o consumo de combustível ao proporcionar suporte do motor elétrico utilizando a eletricidade gerada através da travagem regenerativa. Porque o ISG utiliza uma correia em vez do convencional motor de arranque, para reiniciar de novo o motor após uma paragem automática, a ignição será silenciosa e suave.

Para além disso, a leve bateria de íon de lítio, de larga duração, tem uma eficiência regenerativa excelente o que melhora a frequência de suporte ao motor. A bateria também fornece energia aos componentes elétricos, tais como componentes eletrônicos do motor, relógios e o sistema de áudio.
 
Outras melhorias no comportamento
  • O comportamento NVH foi melhorado através da rigidez da carroçaria e da otimização da absorção de ruido, assim como medidas de isolamento de ruído que aumentam a insonorização em cerca de três porcento em comparação com o atual Swift.
  • Melhor desempenho aerodinâmico com uma redução de cerca de oito porcento na resistência ao vento, em comparação com o atual Swift.
  • Um raio de viragem mínimo de 4.8m, 0.4m inferior ao do Swift atual.
 
 * A disponibilidade depende da configuração do veículo.
 


Por detrás do novo Swift: Posto à prova na Europa

Para dar aos seus Clientes o que procuram, a Suzuki sabia que o simples desenho e desenvolvimento do novo Swift no Japão não seriam suficientes. Por isso, foi para as estradas Europeias onde equipas de pilotos locais ajudaram a aprimorar o novo Swift.
Os testes ao chassis, que é a peça central da evolução do novo Swift, começaram em janeiro de 2016 no Reino Unido e na Alemanha. Cobrindo um total de 10.000km, as equipas testaram 90 protótipos de suspensão num esforço por cobrir a necessidade de uma direção precisa e uma suspensão flexível e ágil nas estradas Inglesas e a procura de estabilidade da direção a elevada velocidade e conforto na condução em estradas sinuosas e autoestradas Alemãs.

Os motores, incluindo os equipados com o sistema híbrido da Suzuki, também foram submetidos a provas no clima gelado da Suécia e em condições de elevadas temperaturas e altitudes no Sul de Espanha. Para além disso foram testados os atributos de subidas e descidas de pendentes nas exigentes estradas dos Alpes Suíços.

Estes testes e a consequente modificação do chassis, da suspensão e dos motores do novo Swift, indo ao encontro de uma condução real nas exigentes estradas Europeias, desempenharam um papel essencial na dotação de um comportamento de condução excitante do novo Swift.



Segurança avançada

Dual Sensor Brake Support (DSBS)*

O avançado sistema de travagem conta com numerosas tecnologias no campo da
segurança entre as quais estão o ‘Dual Sensor Brake Support’ para reduzir os riscos de colisões. Com este sistema, um veículo que circule a uma velocidade aproximada entre 5 e 10km/h, se o sistema determina que existe risco de colisão com um obstáculo, emite auditivo e visual. Se existe risco de colisão com um obstáculo e o condutor trava, o sistema assiste a travagem ao incrementar a força da mesma. Se o risco de colisão com o obstáculo é ainda maior, o sistema aplica automaticamente uma travagem forte para evitar a colisão ou reduzir o dano.
*Cada função é realizada em diferentes velocidades do veículo
 

Alerta de mudança de faixa

A 60km/h ou mais rápido, o sistema de alerta de mudança de faixa está projetado para prever a direção do veículo e emite avisos ao condutor tais como a vibração do volante.

Alerta anti fadiga

A 60km/h ou mais rápido, o sistema de alerta anti fadiga está projetado para calcular o padrão da condução e emitir avisos auditivos e visuais, se por exemplo o veículo circula em ziguezague, etc.
 
Assistência de luzes de largo alcance

A 40km/h ou mais rápido, o sistema está projetado para mudar as luzes entre médios e máximos, dependendo da presença de outros veículos e da luz ambiente.
 
Controlo de velocidade adaptativo

Quando circula um veículo em frente, o sistema utiliza um radar milimétrico para medir a distância a que este se encontra e mantém automaticamente a distância entre os veículos de acordo com a opção que se tenha selecionado dentro das três possibilidades existentes. Quando não existe nenhum veículo em frente, o sistema mantém a velocidade selecionada pelo condutor (de 40 a 160Km/h).
* A disponibilidade depende da configuração do veículo.
 


Outras tecnologias de segurança
  • Radar Brake Support*1                                     
  • Controlo de retenção de pendentes*1
  • Sinal luminoso de travagem de emergência
  • Electronic Stability Program®*2
  • Controlo de pressão pneus
  • TECT*3 impact-absorbing body
  • 6 SRS airbags
  • Carroçaria que reduz os danos nos Peões
*1A disponibilidade depende da configuração do veículo.
*2Marca registrada da Daimler AG.
*3Total Effective Control Technology

 
 

Elegante ‘packaging’

Maior espaço para os ocupantes

Ao baixar a posição dos bancos criou-se espaço suficiente para a cabeça dos ocupantes, o mesmo que o Swift atual para os lugares dianteiros, e 23mm a mais em altura e largura nos lugares traseiros. Os bancos dianteiros foram movidos 10mm na direção das portas, aumentando a distância entre bancos em 20mm.
 
Bagageira com maior capacidade

O novo Swift tem 265 litros* de capacidade de bagageira, o que pressupõe um aumento de 54 litros, ou mais 25% em relação ao Swift atual. A bagageira é 75mm mais larga e a otimização do seu desenho permitiu aumentar a sua capacidade sem sacrificar o estilo do design exterior.
*Medido utilizando o método da ‘German Association of the Automotive Industry’ (VDA).
 
 

Dimensões

Comprimentos: 3,840mm
Largura: 1,735mm
Altura: 1,495mm (2WD) 1,520mm (4WD)
Distância entre eixos: 2,450mm
Largura das vias dianteira/traseira: 1,520 – 1,530mm/1,520 – 1,535mm
 


Principais Especificações


 
 
 
 
 
 
 
 

POLÍTICA DE COOKIES

No website suzukiauto.pt utilizamos cookies próprios e de terceiros para obter dados estatísticos da navegação dos nossos utilizadores, melhorando assim os nossos serviços e oferecendo uma experiência de navegação personalizada. Se aceitar ou continuar a navegar neste website, consideramos que aceitou a sua política de utilização. Para mais informação sobre a nossa política de cookies clique aqui.