Novidades SuzukiNotícias Voltar

A terceira geração do Swift Sport apresenta um contorno mais baixo e mais amplo, um estilo mais agressivo e uma relação peso-binário que impulsiona o Swift Sport para uma elevada e genuína performance. "Sabemos que nossos clientes valorizam uma experiência de condução dinâmica acima de tudo", diz o engenheiro chefe do Swift Sport, Masao Kobori, "então, concebemos o novo Swift Sport mais leve, mais rápido e mais estimulante em todos os sentidos".


Destaques do Novo Swift Sport
 
Elevada performance   Forte presença visual   Experiência de condução estimulante
O peso em vazio reduziu 80kg para apenas 975kg, o binário máximo aumentou 70N⋅m para 230N⋅m, e o reconhecido manuseio do Swift Sport é mais responsivo do que nunca. O resultado é uma genuína e elevada performance que transporta o Swift Sport para um outro nível.   A postura atlética do Swift Sport e o seu reconhecido desempenho é reforçado por uma grelha dianteira e para-choques exclusivos, um spoiler dianteiro aerodinâmico, saias laterais, e spoiler traseiro. As jantes de liga leve de 17” e o duplo escape completam a imagem.   O novo interior estimula os sentidos do condutor. Painéis acentuados, mostradores precisos e com cores contrastantes proporcionam um elevado impacto visual, enquanto os bancos desportivos com texturas de elevada qualidade mantêm o condutor firme no controle da diversão.


Swift Sport: comportamento de desportivo compacto

Com um motor 1.4 BOOSTERJET, com 230N⋅m/2.600rpm de binário e um peso em vazio que é mais leve 80kg do que o seu antecessor, o Swift Sport evoluiu para um desportivo compacto que torna o prazer de uma condução desportiva uma realidade.


Motor 1.4 BOOSTERJET

O motor gasolina .4 BOOSTERJET proporciona elevada potência com um reduzido consumo de combustível. O novo turbocompressor ajuda o motor a produzir um impressionante binário desde as baixas rotações, enquanto a pequena cilindrada e o sistema de injeção direta otimizam o consumo de combustível.
 
O sistema de injeção direta de combustível possui sete bocas de injetores que permitem o aumento da pressão do combustível e uma injeção de combustível muito atomizada, o que resulta numa maior potência do motor e um escape mais limpo.
 
O turbocompressor está equipado com um controle de válvula normalmente fechado para oferecer uma excelente resposta em condução normal, abrindo para minimizar o consumo de combustível em viagem.


Redução de Peso, Chassis e Rigidez da Carroçaria desenvolvidos para um melhor Desempenho

O novo Swift Sport foi desenvolvido sobre a plataforma "HEARTECT", a nova geração de plataforma Suzuki que oferece melhor desempenho do veículo essencialmente através da redução de peso e da elevada rigidez.

Uma revisão abrangente da estrutura interior e do design dos componentes resultou na substituição do quadro segmentado da plataforma anterior por uma moldura contínua que aumenta a rigidez interior. O novo quadro é caracterizado por uma forma lisa e curva que eficientemente dispersa energia, aumentando a segurança de colisão. A rigidez geral do corpo melhorou ainda mais com um aumento dos pontos de solda, melhorando a linearidade e o controle da direção.

Em adição à plataforma “HEARTECT” com um reduzido peso e à carroçaria “TECT” de elevada absorção de impactos, a otimização detalhada do interior, bancos e outros componentes resultaram num peso total sem carga e ocupantes de apenas 975kg.

A relação peso-binário do novo Swift Sport é de aproximadamente 4.2 kg/ N⋅m, o que o torna um dos compactos desportivos mais competitivos do mercado.

Outras características do motor 1.4 BOOSTERJET:
  • Sistema de controle de pressão de combustível variável o que reduz o número de partículas.
  • Controle do sensor de pressão de ar de admissão dupla para elevada resposta.
  • Intercooler refrigerado a ar para melhorar a eficiência volumétrica pelo arrefecimento do ar de admissão.
  • Coletor de admissão curto, coletor de escape integrado na cabeça de cilindro e montagem tipo pendulo para maior leveza e compacidade

Especificações do motor
 
MOTOR Novo Swift Sport (K14C)
Número de cilindros 4
Cilindrada - (cm3) 1.373
Taxa de compressao 9,9
Potência máxima - KV (CV)/rpm 103KW (140CV) / 5.500 rpm
Binário máximo - Nm/rpm 230/2.500-3.500
Diâmetro x curso - mm 73,0 x 82,0
Alimentaçao Injeçao direta


Transmissão manual de 6 velocidades

Para atingir um curso mais curto e passagens mais ágeis foram introduzidos melhoramentos na transmissão manual de 6 velocidades que equipava a anterior geração do Swift Sport. A força de atuação foi ajustada para melhorar a suavidade das passagens e aumentar o feedback do condutor, complementado por melhoramentos técnicos que aumentam a rigidez e a sensação de uma passagem mais direta.


Suspensão

Mantendo a sua posição como o modelo mais desportivo da Suzuki, as capacidades de manobrabilidade encontradas no anterior Swift Sport foram aperfeiçoadas no novo Swift Sport, com uma maior estabilidade de condução, otimização da rigidez de rolamento e melhorando a resposta dinâmica.
 
  • Dianteira: Tal como o seu antecessor, o novo Swift Sport utiliza na dianteira amortecedores Monroe®*, reconhecidos pela sua elevada performance. Para melhorar a estabilidade de rolamento, a espessura das barras estabilizadoras foi aumentada com a adição de Teflon na montagem do estabilizador. O cubo da roda e os rolamentos das rodas foram feitos em uma única unidade e a largura entre os rolamentos foi expandida, resultando em um aumento de 15 por cento na rigidez da curvatura, durante as curvas. Estes desenvolvimentos fornecem um grau de rigidez adicional sem aumentar excessivamente a velocidade da mola ou o estabilizador dianteiro, mantendo o movimento suave no contato do pneu com a estrada.
  • Traseira: A suspensão traseira foi especialmente desenhada para assegurar uma estabilidade superior mesmo a velocidades mais elevadas. O braço foi projetado e desenvolvido exclusivamente para o novo Swift Sport minimizar a deformação durante curvas. A rigidez do modelo foi melhorada em 1,4 vezes se comparada com o seu antecessor e a rigidez em curvatura é superior em cerca de três vezes. A rigidez torsional da barra de torção foi ajustada para fornecer a rigidez ideal de rolamento. Tal como o seu antecessor o novo Swift Sport utiliza amortecedores Monroe®* com uma estrutura da válvula revista e uma força de amortecimento otimizada de forma a intensificar o desempenho e controlo na estrada.  


Swift Sport: forte presença visual

O Swift Sport apresenta um design frontal exclusivo. A grelha frontal e o para-choques conduzem a personalidade do Swift, transmitindo uma sensação de tensão e ação iminente. Ombros musculados, pilar A na cor preta, óticas dianteiras e traseiras verticais, tal como foi introduzido em todas as versões da nova gama Swift, são incorporadas no Swift Sport em conjunto com um aerodinâmico spoiler inferior na cor preta que abrange a frente, laterais e traseira e um spoiler traseiro superior que equilibra os benefícios aerodinâmicos com a estética desportiva.


O novo Swift Sport foi desenvolvido para proporcionar a máxima emoção

“Sabemos que nossos clientes valorizam uma experiência de condução dinâmica acima de tudo, de modo que, na terceira geração do Swift Sport, o nosso conceito de desenvolvimento foi "Máxima emoção na condução””.

“Tivemos uma base brilhante para desenvolver o nosso trabalho, uma vez que a plataforma Swift HEARTECT é incrivelmente leve e rígida. A nossa equipa teve centenas de novas ideias de design e engenharia, mas essas ideias só podiam passar da fase de desenho se acompanhadas por performance e emoção. Nós desenvolvemos o Swift Sport mais baixo e mais largo e envolvemo-lo com tecnologia leve.”

“É mais leve, distinto e mais rápido. É mais agressivo e emotivo ao mesmo tempo que refinamos os elementos que o tornam prático para uma utilização diária, a sensação da embraiagem, a transmissão manual de velocidades, os bancos e a direção. Todas as características que colocam o condutor no centro da experiência de condução.”  

“O Swift Sport tem uma história. Desde 2005, tem sido o modelo especial que combina o conceito prático de um hatchback com um comportamento realmente desportivo. Com a terceira geração subimos o nível do jogo com um genuíno compacto desportivo. Estou confiante que quando o conduzir irá dizer WOW!”, Masao Kobori (Suzuki Chief Engineer). 

Outros detalhes de design do novo Swift Sport:
  • Design único da grelha frontal, em formato hexagonal
  • Estilo fibra de carbono na grelha dianteira, spoiler inferior, saias laterais e spoiler traseiro.
  • Jantes de 17” de baixo perfil.
  • Forma cônica das pontas do duplo escape que transmitem uma forte presença

A distância entre eixos é 20mm mais longa do que no Swift Sport anterior, enquanto que as vias dianteiras e traseiras são 40mm mais largas, ajudando a aumentar a estabilidade linear. Mantendo o foco do desenvolvimento do modelo, elevada performance e emocional, a carroçaria do novo Swift Sport é mais baixo 15mm e mais larga 40mm, criando uma aparência atlética e robusta.


Cores da Carroçaria

A cor exclusiva ’Champion Yellow’ tem origem no esquema de cor utilizado pela Suzuki nos ralis, em que participou no Campeonato Mundial de Rali Júnior. No total estão disponíveis sete cores, incluindo o novo Vermelho Burning Pérola Metalizado e o Azul Speedy Metalizado utilizados em toda a gama Swift.


Swift Sport: Experiência de condução estimulante

O novo Swift Sport possui um ambiente de condução interativo e desportivo, que vai desde os apontamentos em vermelho no seu interior a um painel de instrumentos orientado para o condutor que imediatamente desperta a sua imaginação. Os principais mostradores com cores contrastantes e um novo medidor da pressão e da temperatura do óleo elevam a experiência de condução desportiva. Texturas e materiais de precisão, de elevada qualidade, são utilizados em todo o cockpit, inclusive nos bancos dianteiros desportivos do Swift Sport que permitem que condutor e passageiro partilhem a sensação de condução desportiva. 

Cada ponto de contacto do condutor está desenvolvido para proporcionar prazer e funcionalidades desportivas. O volante em forma de D com pele perfurada assegura uma aderência firme com um acabamento acetinado, apontamentos na cor preto piano e vermelho. Os acabamentos em cromado e os pedais desportivos complementam a experiência de condução desportiva.
 
Outro destaque no Swift Sport é o Bluetooth®- compatível com Smartphone, sistema áudio com ecrã* tátil de 7” e um sistema de navegação com mapa 3D.


Segurança

Avanços no desempenho e emoção na condução do novo Suzuki Swift Sport foram combinados com características de segurança significativas, incluindo um sistema de deteção avançado, Dual Sensor Brake Support, aviso de mudança de faixa e outras tecnologias-chave.


Sistema de deteção avançado

O novo Swift Sport incorpora o sistema de deteção avançado da Suzuki que utiliza a combinação de uma câmara monocular e um sensor de laser. O sistema oferece uma funcionalidade superior ao combinar uma câmara monocular, que possibilita a média-longa distância a deteção e o reconhecimento de elementos como sejam, peões e marcadores de transito, e um sensor de laser que é excelente para uma deteção de curta distância e noturna.


Dual Sensor Brake Support (DSBS)

Em andamento, o novo Swift Sport utiliza dois sensores- uma câmara monocular e um sensor de laser- para determinar se existe o risco de colisão com um veículo na frente ou um peão. Ao detetar uma potencial colisão e dependendo da situação, o veículo alerta o condutor, assiste à travagem ou trava automaticamente o veículo.


Alerta de mudança de faixa

A 60km/h ou a uma velocidade superior, a função de alerta de mudança de faixa está desenvolvida para avisar o condutor com a vibração do volante e avisos no painel de instrumentos.
 
O Novo Swift Sport adota, pela primeira vez o Sistema de prevenção de mudança de faixa da Suzuki. A velocidades entre os 60 e 160km/h, a pista é reconhecida através de uma câmara monocular. Quando os sensores detetam que a mudança de faixa está prestes a ocorrer, o sistema automaticamente auxilia o condutor a retomar a sua faixa, controlando a direção através do sistema de direção assistida elétrica.


Função alerta anti fadiga

A 60km/h ou a uma velocidade superior, o Sistema de função de alerta anti fadiga é desenhado para detetar o padrão de condução e avisar o condutor com alertas visuais, permitindo assim ao condutor corrigir a trajetória.


Assistência de luzes de largo alcance

A 40km/h ou a uma velocidade superior, o assistente de luzes alterna as luzes entre os médios e máximos, dependendo da presença de outros veículos e da luz ambiente.


Controlo de velocidade adaptativo

O controlo de velocidade adaptativo utiliza o radar de ondas milimétricas para medir a distância ao veículo da frente e automaticamente acelera ou reduz a velocidade do nosso veículo para manter a distância de segurança previamente selecionada de acordo com três níveis (curto, médio ou longo). Quando não existe nenhum veículo à frente, o sistema mantem a velocidade (entre 40km/h e 160 km/h) fixada pelo condutor.


Outras tecnologias de segurança
 
  • Sinal luminoso de travagem de emergência
  • Electronic Stability Program®*2
  • Controlo de pressão pneus
  • TECT*3 impact-absorbing body
  • 6 SRS airbags
  • Carroçaria que reduz os danos nos Peões


* Permite a utilização de aplicações do Smartphone através do Apple CarPlay, Android Auto™ ou MirrorLink™*.
** Marca registrada da Daimler AG.
*** Total Effective Control Technology

POLÍTICA DE COOKIES

No website suzukiauto.pt utilizamos cookies próprios e de terceiros para obter dados estatísticos da navegação dos nossos utilizadores, melhorando assim os nossos serviços e oferecendo uma experiência de navegação personalizada. Se aceitar ou continuar a navegar neste website, consideramos que aceitou a sua política de utilização. Para mais informação sobre a nossa política de cookies clique aqui.