Novidades SuzukiNotícias Voltar

20 Maio 2016 Novo Suzuki Baleno
No desenvolvimento do Baleno a Suzuki pretendeu transportar o novo compacto para um patamar mais elevado, aperfeiçoando as competências utilizadas no desenvolvimento do bem-sucedido modelo da sua estratégia global, o Swift.

Construído com base na experiencia da Suzuki no desenvolvimento de veículos compactos há mais de 60 anos, o novo Baleno é um marco para uma nova era. Com o Baleno, a Suzuki define a sua visão no desenvolvimento do hatchback ideal. Apresenta um caracter elegante, sofisticado e maturidade, ao mesmo tempo que combina estilo, espaço e prazer de condução.

Com um design desenvolvido sob o tema "Linhas Fluídas", carroçaria compacta, interior espaçoso e motorizações eficientes - tudo isto numa plataforma de nova geração – o Baleno oferece estilo, utilidade, manobrabilidade, elevado desempenho de condução e eficiência de combustível. Um hatchback que oferece harmonia sem compromissos.

O Baleno teve a sua primeira apresentação em Outubro de 2015 na India, onde a Suzuki é líder de mercado, e foi bem recebido pelos Clientes que procuravam um hatchback premium elegante, incorporando tecnologias avançadas. O resultado de vendas atingiu as 31.000 unidades a partir de Janeiro 2016 e ainda existem muitas encomendas a serem entregues.

O novo hatchbak vai ser produzido na India, pela Maruti Suzuki, uma das bases de produção da Suzuki a nível global. O Baleno vai ser vendido em mais de 100 países e áreas, incluindo Japão e Europa e inicia agora a comercialização em Portugal.

A destacar:

  • Plataforma de nova geração, com maior rigidez e peso reduzido, melhora a eficiência do combustível, manuseio e estabilidade, enquanto atinge elevados níveis de segurança e performance. 
  • Novo motor turbo de injecção directa 1.0 BOOSTERJET com elevado binário e um motor 1.2 DUALJET SHVS (Smart Hybrid Vehicle by Suzuki)*1, ambos fornecendo excelente economia de combustível, em combinação com o design hatchback mais aerodinâmico que alguma vez a Suzuki desenvolveu. 
  • Perfil desportivo, baixo e largo, uma frente vanguardista, janelas envolventes, linhas de carácter expressivo e suavemente arredondadas, superfícies contínuas transmitem elegância e robustez. 
  • As características inovadoras do interior incluem um avançado ecrã a cores multi-informação, controle de velocidade cruzeiro activo com limitador e um monitor de Smartphone Linkage áudio compatível com a Apple CarPlay*2. 
  • Capacidade para cinco pessoas, apresenta um generoso espaço para os ombros na frente e para as pernas na traseira. 
  • Espaçoso e flexível, oferece o melhor da sua classe*3 em espaço de bagageira. 
  • Travagem de Emergência Autónoma (RBS)*3 e outros recursos completos de segurança são
    adicionados para uma maior segurança na condução.
    *1Apenas para veículos com motor 1.2 DUALJET. Disponível de acordo com a configuração das versões. 

*2Apple CarPlay é uma marca registrada da Apple Inc.
*3“Segmento B - hatchback” definido pela Suzuki (hatchback com comprimento total de 3,700mm-4,100mm)

Design

O tema de design “Linhas Fluídas” evoca uma massa enérgica de líquido em movimento, utilizando linhas curvas e superfícies expressivas. Enquanto isso, uma silhueta baixa e larga contribui para sublinhar um olhar forte e desportivo.
Visto de frente, o corpo alarga para fora da carroçaria. De lado, linhas de caracter forte criam fluidez. A porta traseira inclinada para a frente sugere o avançar de uma energia dinâmica. Um design sofisticado transmite força e elegância.

Para o novo Baleno, a Suzuki seleccionou nove atractivas cores de carroçaria.
A cor de lançamento, “Premium Silver Metallic” claramente sublinha as linhas curvas da carroçaria. Enquanto o novo “Premium Ray Blue” muda de uma tonalidade verde para uma coloração avermelhada, dependendo das condições de iluminação.

O painel de instrumentos é caracterizado pelo tema “linhas fluídas” com as suas linhas curvas. Bancos em prata conjugados com uma iluminação avermelhada-âmbar sublinham a elegância do habitáculo. Estilo elegante e inovações interiores transmitem mais informação. Fazem com que a condução do novo Baleno seja mais confortável e divertida.

Um largo visor a cores LCD, de 4.2 polegadas, no painel de instrumentos disponibiliza informações do veículo, como sejam, G-force, consumos, potência e binário do motor. O sistema de navegação disponibiliza uma ligação áudio a Smartphone (SLDA) com um ecrã ‘touch’ de 7 polegadas, que também permite visualizar a traseira do veículo.

O SLDA também suporta o Apple CarPlay, a forma mais inteligente e mais segura de utilizar o iPhone no Baleno, entre outras opções, para fazer chamadas, obter direcções, condições de tráfego, ouvir música e aceder a mensagens.

Outras características exteriores e interiores:

  • Faróis HID*, com um design preto e cromado que emanam energia e nitidez, e lâmpadas LED*,
    que também funcionam como luzes diurnas, com lentes interiores que produzem uma linha de
    luz, transmitindo uma impressão ‘high-tech’. 
  • Luzes “Guide me light” ajudam os condutores a encontrar o seu caminho no escuro depois de
    deixar o veículo ou quando desbloqueiam as portas por controlo remoto. 
  • Na traseira, lâmpadas LED combinadas transmitem inovação, devido a uma lente interior que
    projecta um feixe de luz uniforme. 
  • Faixas exteriores de aço inoxidável que reflectem as cores do arco-íris e puxadores das portas
    cromados proporcionam uma maior elegância*. 
  • Janelas envolventes com o pilar A escurecido e faixas pretas* conduzem a um aspecto desportivo. 
  • Um spoiler no tejadilho, integrado nas linhas fluidas da carroçaria ajudam a melhorar o
    desempenho aerodinâmico*. 
  • O design das jantes de liga leve de 16” ou jantes de aço de 15”contrasta com as linhas fluídas
    do design da carroçaria. 
  • Um indicador circular único e um painel LCD de elevado contraste destacam o ar condicionado automático*.

Um controlo de velocidade adaptativo utiliza um radar de ondas milimétricas para monitorizar a distância e automaticamente acelerar ou reduzir a velocidade do veículo por forma a manter uma longa, média ou curta distância do veículo da frente, conforme previamente definido pelo condutor. Dispõe também de um limitador de velocidade que impede que o veículo exceda a velocidade máxima definida pelo condutor.

*Disponível de acordo com a configuração das versões.

Optimização Inteligente

O desafio de conseguir um design elegante com um interior espaçoso foi atingido lutando até ao último milímetro de espaço disponível. O resultado é uma envolvência inteligente que não só consegue conforto, mas também o melhor espaço de habitáculo e bagageira na sua classe.
Um elemento fundamental para alcançar design e espaço com um comprimento total inferior a quatro metros é a plataforma de nova geração da Suzuki que permite uma utilização eficiente da utilização do espaço.

A tão falada “tandem distance” é uma medida importante para medir o espaço disponível para os passageiros.
Por forma a maximizar este espaço, os engenheiros da Suzuki aumentaram a distância entre eixos e optimizaram o layout do assento ao mesmo tempo que mantiveram o espaço para bagagem. O que se traduz num amplo espaço para as pernas, devido à distância considerável de 805 milímetros, entre os bancos da frente e de trás.

O espaço de bagageira com 355 litros faz com que seja das maiores dentro dos hatchbacks* do segmento B.
A flexibilidade é outro ponto-chave do espaço de bagagem.
O espaço pode ser ampliado rebatendo os bancos traseiros, deslizando os assentos dianteiros para a frente, e usando o painel da bagageira, na sua posição superior ou inferior.

*De acordo com um estudo efectuado pela Suzuki ao segmento B, os hatchbacks definidos pela Suzuki (hatchback com comprimento total de 3,700mm-4,100mm) e medido de acordo com o método (VDA) da ‘German Association of the Automotive Industry’.

Performance

O novo Baleno apresenta três novas tecnologias desenvolvidas pela Suzuki para alcançar uma melhor performance de condução, melhor economia de combustível e prazer de condução:

  • uma plataforma de nova geração 
  • o novo sistema híbrido SHVS com elevada eficiência de consumos 
  • o novo motor turbo BOOSTERJET de injecção directa com elevada performance
    O motor 1.0 BOOSTERJET é um motor turbo de injecção directa recentemente desenvolvido com um elevado binário que permite atingir simultaneamente uma elevada economia de combustível e prazer de condução. O motor BOOSTERJET alcança um baixo nível de emissões, 103g/km, oferecendo uma excelente performance de condução.
    A seguir ao Vitara S, o novo Baleno é o segundo modelo a ser lançado que utiliza o novo motor de tecnologia BOOSTERJET, que no Baleno é uma unidade (DITC) turbo de injecção directa, 1.0L com 82kW. O novo motor de dimensões compactas oferece170Nm de binário disponível das 2,000rpm até às 3,500rpm.

O motor BOOSTERJET é caracterizado pela eficiência de combustível e prazer de condução, conseguidos através da utilização de uma baixa cilindrada e um turbo que produz potência acrescida. Ao controlar a válvula do turbo, que fecha para criar maior pressão durante uma condução mais adversa e permanece aberta durante uma condução normal, o BOOSTERJET reduz perdas de rendimento, conseguindo elevados níveis de desempenho quer ao nível de potência quer na eficiência do combustível.

Durante o desenvolvimento, os engenheiros da Suzuki praticamente eliminaram o típico atraso na entrega de potência do turbo ou 'lag' ao instalar o compacto turbo, especialmente desenvolvido, directamente na cabeça do cilindro bem como incorporando o colector de escape na cabeça do motor. Este design permitiu optimizar o fluxo de gases, com uma perda mínima do calor através do turbo.

Historicamente, a potência e o binário disponibilizado por um motor turbo não estariam disponíveis a não ser nas rotações mais elevadas do motor, oferecendo menor flexibilidade para o condutor.

O Baleno também está disponível com um novo motor a gasolina 1.2 DUALJET, de injecção dupla com melhor eficiência térmica que atinge um excelente equilíbrio entre desempenho de potência e economia de combustível.

O motor 1.0 BOOSTERJET está disponível quer com uma caixa manual de cinco velocidades optimizada, que incorpora um selector de velocidades especialmente projectado para reduzir as perdas por atrito e melhorar a sensação de passagens, quer com uma caixa automática de seis velocidades que permite elevada performance em baixas velocidades e melhor eficiência de combustível a velocidades mais altas. O motor 1.2 DUALJET pode ser equipado com a mesma caixa de cinco velocidades que esta disponível no motor 1.0 BOOSTERJET ou com uma transmissão variável continua.

O sistema híbrido moderado SHVS utiliza um Gerador de Arranque Integrado (ISG- Integrated Starter Generator) para auxiliar o motor durante a aceleração e também para gerar electricidade através de travagem regenerativa. O sistema utiliza também uma bateria de iões de lítio compacta, de elevado desempenho, colocada sob o banco dianteiro para armazenar energia. E claro, como esperado o motor tem um sistema start and stop que permite um arranque suave e silencioso após uma paragem automática do motor, graças à utilização de uma correia ISG, em vez de reiniciar através do arranque convencional do motor.

O sistema utiliza a energia armazenada pela bateria de iões de lítio para assistir o motor durante o arranque e a aceleração do veículo. Esta assistência na aceleração faz com que seja um sistema híbrido moderado.
No novo Baleno, o sistema SHVS contribui para a Suzuki atingir o seu objectivo ao nível das emissões de CO2, 93g/km e um excelente consumo de combustível de 4 litros aos 100km, aumentando apenas 13.2kg ao seu peso.

De acordo com o plano SUZUKI NEXT 100, a Suzuki desenvolveu uma nova estratégia de plataforma e o Baleno será o primeiro modelo com a plataforma de nova geração a ser introduzido na Europa.

 

Esta nova estratégia de plataforma tem como metas:

  • redução do peso e 
  • aumento da rigidez
    Para o Baleno a rigidez da carroçaria foi melhorada em cerca de 10 por cento.
    E devido à utilização de uma estrutura esquelética contínua, o peso total do veículo foi reduzido em aproximadamente 15 por cento.
    Este elevado nível de redução de peso só foi possível analisando o carro como um todo. Não, simplesmente olhando para cada uma das partes individualmente. Para obter este peso leve a par de uma carroçaria rígida, foi utilizado aço de alta resistência à tração. O resultado é o mais leve da sua classe.
    Tecnologias para reduzir o peso foram aplicadas à carroçaria do veículo, bem como a outras partes mecânicas, incluindo portas, bancos e partes interiores, suspensão, motor e travões.
    Segurança
    Enquanto atinge valores de CO2 lideres na sua classe, o novo Baleno também incorpora as principais novidades em termos de segurança, incluindo o sistema de Travagem de Emergência Autónoma*1 (RBS).
    Detecta o veículo directamente à sua frente e dependendo da situação: 
  • avisa o condutor 
  • avisa automaticamente o condutor para uma travagem iminente 
  • activa o sistema de assistência à travagem 
  • acciona automaticamente os travões
    Outras características de segurança incluem ESP®*2, seis airbags SRS e uma carroçaria com absorção de impactos. Vários componentes foram também projectados por forma a diminuir os danos nos peões em caso de acidente.
    *1Disponível de acordo com a configuração das versões. *2ESP é uma marca registada da Daimler AG.
    O projecto de design e os desenvolvimentos principais do Baleno foram realizados no Japão. Tendo sido suportados por um programa completo de avaliação de ajustes e calibrações na Europa. Foram efectuados inúmeros testes pelas equipas técnicas da Suzuki, em diversos países.
    Ajustado por este extenso programa o novo Baleno oferece uma divertida experiência de condução. 

Equipamento
Preços

POLÍTICA DE COOKIES

No website suzukiauto.pt utilizamos cookies próprios e de terceiros para obter dados estatísticos da navegação dos nossos utilizadores, melhorando assim os nossos serviços e oferecendo uma experiência de navegação personalizada. Se aceitar ou continuar a navegar neste website, consideramos que aceitou a sua política de utilização. Para mais informação sobre a nossa política de cookies clique aqui.