A Suzuki Motor Corporation alcançou vendas globais acumuladas de automóveis de 80 milhões de unidades no final de agosto de 2023. A repartição é de 28,9 milhões de unidades no Japão, e de 51,27 milhões de unidades no estrangeiro. A repartição por áreas geográficas é: Japão 36%, Índia 32,6%, Europa 10%, Ásia 13,5%, e outras regiões (América Latina, Oceânia, Médio Oriente, África, etc.) 7,8%.
Desde o lançamento do primeiro "kei car" de produção em série do Japão, o Suzulight, em outubro de 1955, a Suzuki tem oferecido automóveis criativos, que satisfazem as necessidades dos clientes, em linha com a inovação e o desenvolvimento destes miniveículos. O lançamento do Fronte 800, em 1965, representou a estreia da Suzuki no segmento dos veículos compactos.
As vendas no estrangeiro tiveram início com a exportação do Suzulight, em 1959. Em 1975, a Suzuki iniciou, no Paquistão a sua primeira produção de automóveis no estrangeiro, e, desde então, tem alargado proactivamente os locais de produção no estrangeiro, incluindo a Índia, em 1983, e a Hungria, em 1992. Na India, as fábricas tornaram-se num centro de produção não só para o mercado local, como também desempenham, um papel importante nas exportações para destinos como a África.
Até à data, a Suzuki conta com 15 bases de produção de automóveis em 10 países, incluindo o Japão. Os automóveis Suzuki são comercializados em 184 países e regiões de todo o mundo.
O Alto, lançado em 1979, representa 20% dos 80 milhões de unidades. Nos 44 anos volvidos desde o seu lançamento, o Alto desfrutou da preferência dos clientes, e converteu-se num dos modelos representativos e los miniveículos japoneses. O Alto, que começou por ser um "kei car" japonês, expandiu-se para todo o mundo, especialmente para a Índia, donde tem contribuído, em grane medida, para as vendas da Suzuki no país.
Toshihiro Suzuki, Presidente de Suzuki, comentou: “Estamos muito gratos por contar com a preferência de tantos clientes. O Alto é o nosso modelo mais vendido, e desempenhou um papel muito significativo para os mini-veículos da Suzuki, assim como para a história da própria empresa. Esforçar-nos-emos ainda mais para proporcionar um valor que expresse o nosso princípio de produção "Sho, Sho, Kei, Tan, Bi” (mais pequeno, mais leve, maus curto, mais bonito), mantendo-nos na origem do "valor centrado no cliente", um espírito que nos foi transmitido pelo nosso fundador. Continuaremos a oferecer produtos e serviços respeitadores do meio ambiente, que apoiem o transporte diário de clientes de todo o mundo, e estaremos sempre do seu lado, para nos tornarmos num parceiro fiável e num companheiro do dia-a-dia”.
10 milhões de unidades: junho de 1989
20 milhões de unidades: junho de 1998
30 milhões de unidades: dezembro de 2004
40 milhões de unidades: maio de 2009
50 milhões de unidades: abril de 2013
60 milhões de unidades: novembro de 2016
70 milhões de unidades: janeiro de 2020
80 milhões de unidades: agosto de 2023
Nº |
Modelo |
Milhões |
Proporção |
1 |
Alto |
16,01 |
20,0% |
2 |
WagonR |
9,50 |
11,8% |
3 |
Swift |
8,95 |
11,2% |
4 |
Every |
8,39 |
10,5% |
5 |
Carry |
7,28 |
9,1% |
6 |
Vitara |
3,95 |
4,9% |
7 |
Jimny |
3,33 |
4,2% |