A Suzuki Motor Ibérica celebra duas décadas de êxitos, nas quais consolidou uma sólida presença em Espanha, Portugal e Andorra. Os mais de 160.000 automóveis comercializados nestes vinte anos confirmam a aceitação que a Suzuki sempre teve na Península Ibérica, onde os valores da sua marca, gama de modelos, fiabilidade dos seus produtos e qualidade de serviço penetraram profundamente no público.
Esta história começou em 2003, quando a Suzuki criou a sua própria filial em Espanha para distribuir, comercializar e prestar assistência aos automóveis Suzuki importados das fábricas do Japão, Hungria e Índia. Em 2014, a Suzuki Motor Ibérica absorveu a Suzuki Motor Espanha, uma filial da Suzuki Motor Corporation dedicada à fabricação e comercialização de motos.
A nova Suzuki Motor Ibérica iniciou o seu percurso com Koji Tarumoto à frente, uma equipa de 32 pessoas, uma rede de 63 concessionários e um centro logístico de peças em Manzanares (Ciudad Real). Vinte anos depois, a marca conta com 60 colaboradores, 63 concessionários de automóveis em Espanha e Andorra, 12 em Portugal e 53 concessionários de motos em Espanha e Andorra, com uma presença sólida na Península Ibérica.
Ao longo destas duas décadas, a Suzuki Ibérica comercializou 160.000 automóveis em Espanha, 2.500 em Portugal (desde 2015), e ofereceu o seu serviço de pós-venda aos mais de 260.000 automóveis da marca que fazem parte do seu parque automóvel.
Para Juan López Frade, presidente da Suzuki Ibérica desde 2017, “foram duas décadas muito intensas que vivi na primeira fila, porque eu cheguei à recém-nascida Suzuki Ibérica em 2003, como diretor geral comercial e de marketing. Quero agradecer ao público espanhol, andorrano e português pelo carinho, simpatia e aceitação que sempre demonstraram para com a Suzuki; a todos os que fazem e fizeram parte desta família, a dedicação, o talento e o esforço que colocaram para fazer a Suzuki crescer; e à rede de concessionários, a confiança que sempre depositaram na marca e ao seu empenho em a tornar cada vez maior. Com esta marca e esta equipa enfrentamos qualquer desafio”.
Os números de vendas confirmam a aceitação que a Suzuki sempre teve em Espanha, onde os valores da marca, gama e fiabilidade dos seus produtos e qualidade do serviço penetraram profundamente no público espanhol. Os clientes mais aventureiros e os que utilizam o seu automóvel em zonas rurais sempre apreciaram a tração 4x4 da Suzuki, as capacidades todo-o-terreno dos seus automóveis e a sua lendária robustez. Não foi em vão que a Suzuki ficou em quarto lugar no ranking de confiabilidade por marcas elaborado pela OCU em 2022. Nas cidades espanholas, andorranas e portuguesas, os Suzuki triunfaram pelo seu design, agilidade, baixo consumo e emissões.
A Suzuki sempre desenvolveu automóveis eficientes, simples, leves e acessíveis para todos os públicos; em que a tecnologia sempre esteve a favor do utilizador. A gama de modelos que a Suzuki Ibérica passou a comercializar em Espanha era composta pelo Alto, Wagon R+, Liana, Ignis e Grand Vitara. Com exceção do Alto, todos estavam disponíveis com motores a gasolina e diesel. Ao longo dos anos, foram incorporados modelos míticos à gama da Suzuki, como o Swift (2004), o SX4 (precursor do atual S-Cross, em 2006) ou os novos Vitara (2015) ou Jimny (2018). No total, ao longo destes vinte anos, a Suzuki comercializou 19 modelos em Espanha: Across, Alto, Baleno, Celerio, Grand Vitara, Ignis, Jimny, Jimnny PRO, Kizashi, Liana, S-Cross, Splash, SX4, Swace, Swift, Swift Sport, Vitara, WagonR e XL7.
A gama atual da Suzuki é muito mais rica, variada e sustentável, mas mantém a filosofia e a identidade da marca, com modelos urbanos, SUV e todo-o-terreno, tecnologias inteligentes que se adaptam às necessidades dos condutores e a inseparável tração às quatro rodas.
A gama de modelos da Suzuki oferece cinco tecnologias híbridas e sete modelos eletrificados. O Suzuki Ignis, Swift, Swift Sport, Vitara e S-Cross Mild Hybrid têm hibridização leve (MHEV) com sistemas de 12 volts para os dois primeiros e 48 V para os três restantes. O Suzuki Swace, o Vitara e o S-Cross Strong Hybrid têm diferentes sistemas híbridos auto recarregáveis; enquanto que o Across possui um sistema híbrido plug-in (PHEV) que oferece 75 km de autonomia em modo elétrico (WLTP), sem gerar emissões poluentes.
Esta gama representa também o carácter aventureiro da Suzuki, a única marca que oferece até três sistemas de tração integral diferentes, demonstrando a sua experiência com tecnologias que tornam a condução mais segura e permitem descobrir novos horizontes. Os Suzuki Ignis, Swift, Vitara, S-Cross, Across e Jimny Pro dispõem de diferentes versões do lendário sistema de tração AllGrip 4x4, adaptado a diferentes tipos de automóveis.
A Suzuki Ibérica tem sido uma das grandes animadoras da competição automóvel em Espanha, atividade que cessou no final de 2022, ao fim de quinze anos, fruto da decisão da Suzuki Motor Corporation de deixar toda a sua atividade em Motorsport.
A Copa Suzuki Swift nasceu em 2008 no âmbito do Campeonato de Espanha de Ralis de Asfalto, e a sua chegada foi uma verdadeira revolução no panorama nacional de ralis. Mais de uma centena de pilotos passaram pela Copa Suzuki Swift em todas as suas edições, tornando-se o melhor pool de pilotos do panorama nacional.
Em 2010 foi criada a equipa oficial, que alcançou muitos sucessos, como o Campeonato de Espanha de Ralis para marcas. Em 2020 deu-se o salto internacional, de onde também vieram os títulos, com o título ERC2 do Campeonato da Europa (2021 e 2022).
Em 2021 também se iniciou outro programa de competição; o Campeonato de Espanha de Energias Alternativas, com um Suzuki Across PHEV, no qual a Suzuki conquistou os títulos de Pilotos, Copilotos, Equipas, Concessionários e Marcas, na categoria de híbridos plug-in.