A expressão Sho-Sho-Kei-Tan-Bi (mais pequeno, mais eficiente, mais leve, mais curto e belo) está enraizada nos valores centenários que constituem a base do processo de fabrico da Suzuki desde que Michio Suzuki fundou a Suzuki Loom Works em 1909, a precursora da Suzuki Loom Manufacturing Company de 1920. Desde o início, o objetivo de Michio Suzuki era facilitar a vida do cliente utilizando o mínimo de recursos e fabricar produtos de valor, eliminando todos os desperdícios.
Esses valores de fabricar produtos compactos, leves e acessíveis para o cliente foram codificados décadas mais tarde, sob a liderança de Osamu Suzuki, nas cinco palavras que transcenderam o fabrico para permear todos os departamentos ou situações da empresa. Formulado pela primeira vez como Sho Kei (pequeno, eficiente, leve) em 1993; em 1994, acrescentou “belo”; e em 1999, ficou na forma definitiva Sho-Sho-Kei-Tan-Bi, que se tornou, através da expressão Sho-Sho-Kei-Tan-Bi (mais pequeno, mais eficiente, mais leve, mais curto e belo), o lema que marca a filosofia de conduta do Grupo Suzuki.
Os princípios Sho-Sho-Kei-Tan-Bi promovem uma forma de pensar centrada na eficiência:
Esta filosofia está presente em todos os departamentos do Grupo Suzuki e é complementada por outros princípios essenciais como Genba, Genbutsu, Genjitsu (ir ao local real, ver a coisa real, compreender a situação real) e o espírito Yaramaika (“E porque não fazê-lo?”), que exprime a atitude empreendedora e flexível que tem definido a Suzuki desde a sua criação.
O Sho-Sho-Kei-Tan-Bi aplica-se a iniciativas para abordar questões ambientais globais, como as alterações climáticas, a escassez de água e o esgotamento de recursos. O fabrico de automóveis compactos e leves não só gera menos emissões de CO2 na sua fase de produção e utilização, como também minimiza os recursos necessários para o seu fabrico, contribuindo para a sua conservação.
Esta filosofia também intensifica a economia circular e a reciclagem, com menos resíduos para gerir, designs modulares e facilmente desmontáveis para separar os materiais em segundos e aumentar as taxas de recuperação, e veículos com uma vida útil mais longa.
Os planos Suzuki 'Environmental Vision 2050' e 'Management Plan 2025-2030' são o guia da Suzuki para se tornar uma empresa sustentável que continuará a contribuir para a sociedade nos próximos 100 anos. Com base no conceito Sho-Sho-Kei-Tan-Bi, a Suzuki pretende concretizar um futuro ideal, que reduza o impacto ambiental das atividades e produtos da empresa, reduza o tempo para abordar várias questões ambientais e contribua para a conservação do meio ambiente.