Image
05/06/2025

Sho-Sho-Kei-Tan–Bi: a centenária filosofia da Suzuki, mais moderna que nunca

  • A filosofia Sho-Sho-Kei-Tan-Bi (mais pequeno, mais eficiente, mais leve, mais curto e belo) tem raízes seculares e faz parte da essência da Suzuki.
  • Dando prioridade ao aproveitamento dos recursos, à eficácia, ao carácter prático e à satisfação do cliente, Sho-Sho-Kei-Tan-Bi estava à frente do seu tempo e antecipou muitos dos conceitos atuais que estão na base da sustentabilidade e a economia circular.
  • A Suzuki sempre acreditou na beleza da leveza, simplicidade e moderação, um espírito que está incorporado em todos os seus automóveis. 
  • Numa altura em que a sociedade e a indústria se concentram na descarbonização e na mobilidade sustentável, o lema da Suzuki é mais relevante do que nunca e serve de bússola para reduzir a pegada de carbono, otimizar os recursos e prolongar a vida útil dos produtos.

A expressão Sho-Sho-Kei-Tan-Bi (mais pequeno, mais eficiente, mais leve, mais curto e belo) está enraizada nos valores centenários que constituem a base do processo de fabrico da Suzuki desde que Michio Suzuki fundou a Suzuki Loom Works em 1909, a precursora da Suzuki Loom Manufacturing Company de 1920. Desde o início, o objetivo de Michio Suzuki era facilitar a vida do cliente utilizando o mínimo de recursos e fabricar produtos de valor, eliminando todos os desperdícios.

Esses valores de fabricar produtos compactos, leves e acessíveis para o cliente foram codificados décadas mais tarde, sob a liderança de Osamu Suzuki, nas cinco palavras que transcenderam o fabrico para permear todos os departamentos ou situações da empresa. Formulado pela primeira vez como Sho Kei (pequeno, eficiente, leve) em 1993; em 1994, acrescentou “belo”; e em 1999, ficou na forma definitiva Sho-Sho-Kei-Tan-Bi, que se tornou, através da expressão Sho-Sho-Kei-Tan-Bi (mais pequeno, mais eficiente, mais leve, mais curto e belo), o lema que marca a filosofia de conduta do Grupo Suzuki.

Image

Os princípios Sho-Sho-Kei-Tan-Bi promovem uma forma de pensar centrada na eficiência:

  • Mais pequeno: oferecendo produtos compactos e práticos que otimizam o espaço sem sacrificar a funcionalidade e reduzem a utilização de matérias-primas.
  • Mais eficiente: utilizar menos recursos e estabelecer processos de produção mais eficientes, através de uma gestão consciente dos recursos, evitando desperdícios desnecessários.
  • Mais leve: veículos mais leves, que requerem menos energia para funcionar e contribuem para a redução das emissões.
  • Mais curto: com cadeias de abastecimento mais curtas e mais ágeis, que simplificam a montagem, reduzem os erros e facilitam a desmontagem para reciclagem.
  • Beleza: entendida como a harmonia entre a conceção, o desempenho, a qualidade, o custo, a segurança e a satisfação do cliente.

Esta filosofia está presente em todos os departamentos do Grupo Suzuki e é complementada por outros princípios essenciais como Genba, Genbutsu, Genjitsu (ir ao local real, ver a coisa real, compreender a situação real) e o espírito Yaramaika (“E porque não fazê-lo?”), que exprime a atitude empreendedora e flexível que tem definido a Suzuki desde a sua criação.

O Sho-Sho-Kei-Tan-Bi aplica-se a iniciativas para abordar questões ambientais globais, como as alterações climáticas, a escassez de água e o esgotamento de recursos. O fabrico de automóveis compactos e leves não só gera menos emissões de CO2 na sua fase de produção e utilização, como também minimiza os recursos necessários para o seu fabrico, contribuindo para a sua conservação.

Esta filosofia também intensifica a economia circular e a reciclagem, com menos resíduos para gerir, designs modulares e facilmente desmontáveis para separar os materiais em segundos e aumentar as taxas de recuperação, e veículos com uma vida útil mais longa.

Os planos Suzuki 'Environmental Vision 2050' e 'Management Plan 2025-2030' são o guia da Suzuki para se tornar uma empresa sustentável que continuará a contribuir para a sociedade nos próximos 100 anos. Com base no conceito Sho-Sho-Kei-Tan-Bi, a Suzuki pretende concretizar um futuro ideal, que reduza o impacto ambiental das atividades e produtos da empresa, reduza o tempo para abordar várias questões ambientais e contribua para a conservação do meio ambiente.

GERIR OS MEUS COOKIES.

Usamos cookies, incluindo cookies de terceiros localizados em países cuja legislação não garante um nível adequado de proteção de dados, para recolher informações sobre como os visitantes utilizam as nossas páginas web. Ajudam-nos a fornecer a melhor experiência possível, melhorar continuamente os nossos sites e ir ao encontro de ofertas personalizadas de acordo com seus interesses. Ao clicar no botão "Aceitar tudo", esta a concordar com a utilização desses cookies. Pode retirar o seu consentimento a qualquer momento, alterar as suas preferências e obter informações detalhadas sobre a nossa utilização de cookies clicando em "Mais informações, incluindo como rejeitar cookies.".

Pedido proposta Test drive Concessionários