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19/04/2022

A tração AllGrip da Suzuki, explicada pelos engenheiros responsáveis pelo seu desenvolvimento

São poucos os fabricantes que se podem orgulhar de ter no seu ADN a tração às quatro rodas, um sistema no qual a marca acumula mais de 50 anos de experiência e desenvolvimento. A Suzuki sempre teve modelos com diferentes evoluções dessa tecnologia e, atualmente, o sistema de tração Allgrip foi adaptado para diferentes tipos de utilização, chegando a cinco segmentos de automóveis.

Tomoyoshi Osakabe, responsável na Suzuki pelo controle sinérgico da dinâmica do veículo; e Tetsuo Yamase, responsável pelo controle da tração às quatro rodas da marca; explicam-nos como se desenvolveu este sistema.

 

Como começou o projeto da tração 4x4 com controlo eletrónico? 

(Osakabe) A ideia surgiu quando discutíamos com a equipa de planificação de produto o conceito do SX4 S-Cross, na sua fase inicial de desenvolvimento.

(Yamase) Depois de discutir as necessidades do consumidor com a equipa de desenvolvimento de produto e com os engenheiros responsáveis pelo desenvolvimento do sistema de tração, decidimos adicionar a possibilidade de mudar os modos de condução por dois motivos. Em primeiro lugar, os condutores adorariam poder escolher o modo de condução a utilizar com base em fatores como o clima, a superfície ou as condições de condução. Em segundo lugar, oferecer a possibilidade de configurar o automóvel melhoraria o desempenho em estradas irregulares e a estabilidade do veículo ao selecionar o modo adequado de condução.

 

O que significa para vocês o 4x4?

(Osakabe) A tração 4x4 melhora a segurança, especialmente quando as condições de condução são mais complicadas, como em estradas com neve ou irregulares.

(Yamase) Para a Suzuki, é um sistema que proporciona aos condutores mais aderência e três qualidades: diversão ao volante, tranquilidade e eficiência.

 

Que papel desempenha o sistema ALLGRIP SELECT?

(Osakabe) Quer as estradas estejam secas e asfaltadas, quer com neve e escorregadias ou simplesmente são ásperas e irregulares, o sistema Allgrip SELECT permite ao condutor selecionar o modo de condução adequado em função do seu estado de espírito ou das condições da estrada para maximizar a eficiência de combustível, desfrutar de uma condução desportiva, etc.

(Yamase) Ao poder selecionar quatro modos diferentes, o condutor pode ajustar a condução do veículo para se adequar a uma ampla variedade de situações de condução. Como resultado, o sistema Allgrip SELECT oferece uma grande diversão ao volante, inclusive quando se circula em estradas em mau estado, ao mesmo tempo que proporciona uma grande eficiência de combustível para uma utilização diária.

 

Como se sentiram quando souberam que tinham sido os escolhidos para trabalhar o sistema ALLGRIP SELECT?

(Yamase) O 4x4 com modos de condução selecionáveis era algo novo para a Suzuki, pelo que achei muito emocionante. Imaginei logo a mais valia que poderíamos trazer para os clientes. Pensei que poderíamos criar esse valor por meio de um sistema configurável que maximizaria o desempenho do 4x4 em diversas situações de condução, coordenando o nosso sistema de tração total com outras tecnologias diferentes.

(Osakabe) Eu também pensei que era uma grande oportunidade e estava ansioso de colaborar com os outros membros da equipa para fabricar um veículo cujas prestações cumprissem com as expetativas dos nossos clientes.

 

Conte-nos a sua melhor memória daqueles dias…

(Yamase) Foi quando fizemos um churrasco e todos estavam sorrindo enquanto conversávamos sobre como alcançaríamos grandes resultados. Pensámos profundamente no conceito de cada modo de condução, realizámos variadíssimos test-drives e trocamos inúmeras opiniões.

(Osakabe) Tenho boas lembranças da nossa estadia no curso de teste de Shimokawa em Hokkaido, onde se podem realizar test drives na neve. Os colegas da Suzuki da sede participaram nos testes e aproveitámos a noite para nos conhecermos melhor e fortalecermos a nossa amizade depois de trabalharmos juntos o dia todo. Foi uma boa oportunidade para apreciar o seu papel como membros da equipa de uma outra perspetiva.

 

Podem indicar-nos o que vos pareceu mais difícil?

(Yamase) Eu adoraria dizer que não tivemos nenhum problema neste projeto gratificante, mas na verdade houve alguns contratempos que tivemos que resolver. Para garantir a fiabilidade do sistema ALLGRIP SELECT durante o desenvolvimento do modelo, trabalhamos para melhorar todos os elementos com o objetivo de otimizar o funcionamento do sistema. Para isso, esforçámo-nos para realizar repetidos testes de avaliação. Também foi um desafio atualizar o controle de tração às quatro rodas para reduzir o ruído. Para isso, tivemos que colaborar estreitamente com outros departamentos e fornecedores. Ao tratar-se de um sistema que coordena o funcionamento do ESP, motor, direção e outras funções, tivemos que trabalhar em estreita colaboração com vários departamentos. A coordenação com outras equipas nem sempre foi fácil, mas trabalhamos arduamente para ultrapassar estes desafios.

(Osakabe) Houve momentos em que os membros da equipa tinham ideias diferentes sobre o melhor caminho a seguir, o que fez com que tivéssemos que desenvolver um teste conjunto para ver qual o caminho que nos levaria ao melhor resultado.

 

Porque que o sistema ALLGRIP SELECT tem quatro modos: AUTO, SPORT, SNOW e LOCK?

(Osakabe) Pensámos nas situações que os clientes enfrentam diariamente e selecionámos os modos em função das suas necessidades.

(Yanase) Escolhemos os quatro modos para aumentar a diversão, a segurança e o consumo. Decidimos desenvolver o modo AUTO para que o utilizador possa conduzir com segurança e obter uma elevada economia de combustível, independentemente das condições da estrada. O modo SPORT permite-lhe desfrutar da condução em estradas sinuosas e o modo SNOW permite conduzir com total confiança quando as estradas estão com neve ou escorregadias. Por último, o modo LOCK facilita a saída da lama ou da neve.

 

Quantas partes intervêm no controle do 4x4?

(Yamase) Existem seis unidades primárias: a caixa de transferência, eixo de transmissão e do motor, eixo de reboque, o diferencial e o controlador. O total, são mais de 100 peças as que participam no seu funcionamento. São introduzidos mais de 20 tipos de sinais no controlador do sistema tração total, o que permite conhecer com precisão as condições do terreno e o estado do veículo para poder distribuir o binário de uma forma otimizada.

 

Que tipo de cenários utilizaram para realizar os testes de cada modo de condução?

(Yamase) Para os modos AUTO, SPORT e SNOW, simulamos as condições de um circuito de alta velocidade no asfalto ou na neve, ou também em estradas inclinadas para testar o arranque em pendentes. Também utilizamos estradas de montanha sinuosas e todos os tipos de estradas irregulares e com mau piso. Todo o processo de simulação e testes de esforço foram projetados para avaliar o desempenho e ajustar ao milímetro cada modo de condução. Também fizemos testes em estradas europeias. Para testar a função LOCK, realizamos testes com neve profunda e lama ou em ambientes off-road para poder melhorar o desempenho nas estradas com pisos mais irregulares.

(Osakabe) O circuito de testes de Shimokawa permite-nos avaliar o desempenho em estradas de montanha e em estradas com neve no inverno. Na pista de testes de Sagara, recolhemos e medimos dados que nos permitiram determinar se os objetivos que estabelecemos para o sistema de modo de condução SELECT foram cumpridos em condições reais.

 

Que ideias gostariam de transmitir aos utilizadores?

(Yamase) Gostaria de lhes transmitir que, com total segurança, recomendamos o sistema AllGrip SELECT, pois este vai permitir conduzir com mais segurança em quaisquer condições climatéricas e de estrada. O meu objetivo é que todos estejam tranquilos e desfrutem da condução.

(Osakabe) Espero que apreciem o nível de desempenho que desenvolvemos no sistema AllGrip S.

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